O Centro Acadêmio de Psicologia da PUC Campinas, em sua gestão “Me organizando posso desorganizar”, declara total apoio ao Movimento Estudantil da PUC – SP na ocupação da reitoria da universidade. Compreendemos a legitimidade do movimento, que após ter tentado diálogo de diversas formas com a reitoria da universidade, se utilizando de abaixo-assinado e audiências públicas, chegou a conclusão de que a Reitoria não atenderia suas reivindicações facilmente.
Nós de uma entidade da universidade irmã da PUC – SP nos solidarizamos com a situação tão semelhante a nossa: ambas pontifícias universidades católicas vivem um momento de falta de democracia jamais visto nessas instituições. A Reitoria e o Conselho Universitário não se constituem como instâncias verdadeiramente democráticas, além de estarem subalternas às mantenedouras (Fundação São Paulo e Sociedade Campineira de Educação e Instrução), hoje os estudantes, professores e funcionários não têm espaço nas decisões da universidade, a relação com esses setores da comunidade acadêmica tem, cada vez mais, sido simplesmente de empregados, patrões e clientes. Nesse sentido as universidades que têm em sua história um compromisso com a educação veem se tornando empresas que vendem diplomas, que somente visam lucro, mesmo em detrimento do ensino.
O C.A. de Psicologia da PUC – Campinas apóia não só a ocupação, mas todo o movimento que as entidades estudantis da PUC – SP tem feito em sua campanha pela redução da mensalidade, desde o começo do ano, e esperamos que o episódio inspire os estudantes de nossa universidade a também se mobilizarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário